Hospital de Campanha de Ibirité inicia funcionamento nesta segunda-feira (22), com 20 leitos de UTI
No Plano Macro da Região de Saúde de Belo Horizonte, de acordo com a capacidade de leitos, o déficit antes da implementação do Hospital de Campanha de Ibirité superava 240 leitos clínicos e 100 leitos de UTI
Publicado em 22/06/2020 16:54 - Atualizado em 24/06/2020 09:46
Hospital de Campanha de Ibirité inicia funcionamento nesta segunda-feira (22), com 20 leitos de UTI
A partir desta segunda-feira (22) entra em operação o Hospital de Campanha de Ibirité. A estrutura passa a compor o complexo hospitalar da cidade, aumentando a capacidade de atendimento às doenças respiratórias e da Covid-19. Ao todo entram em operação 20 leitos de UTI e 20 leitos de clínica médica, além de uma sala para medicação e observação, conforme necessidade clínica.
“A decisão de construir um Hospital de Campanha em Ibirité veio após análise técnica do nosso Comitê de Enfrentamento à COVID-19 que, semanalmente, se reúne e analisa a situação da cidade e do seu entorno, além de estudar e implementar medidas de enfretamento à pandemia. O que queremos é que a nossa população não fique desamparada neste momento”, afirma o prefeito William Parreira.
Atualmente Ibirité possui em seu Hospital Municipal, mais 40 leitos clínicos, que poderão ser usados caso a capacidade do Hospital de Campanha chegue a 100%. O Hospital Municipal de Ibirité é um ponto de atendimento pactuado no Plano Macro da Região de Saúde de Belo Horizonte, obedecendo aos parâmetros de necessidades de leitos na microrregião de saúde de Ibirité (Contagem, Ibirité e Sarzedo), sendo Contagem a cidade polo e Ibirité o segundo ponto de atendimento da microrregião, com regulação da Central do SUS Fácil, da SES/MG.

“No Plano Macro da Região de Saúde de Belo Horizonte, de acordo com a capacidade de leitos, o déficit antes da implementação do Hospital de Campanha de Ibirité superava 240 leitos clínicos e 100 leitos de UTI. Sendo Ibirité a segunda maior cidade por número de habitantes e com baixa taxa de leitos, esse foi um dos indicativos para a construção do Hospital de Campanha, somado ao aumento de números de infectados e de óbitos na região devido ao Coronavírus”, explica a secretária de Saúde de Ibirité, Carina Bitarães.
Nas duas últimas semanas o Hospital Municipal (HM) de Ibirité começou a ter pacientes com necessidade de CTI e clínica médica pela Covid-19. Esses pacientes estão sendo atendidos em uma andar separado no HM. A partir desta segunda-feira (22) esses pacientes serão transferidos para o Hospital de Campanha (HC). Porém, esses leitos clínicos do HM serão mantidos para pacientes com a COVID-19, caso a capacidade do HC chegue a 100%. Tal medida também se deve à taxa de ocupação dos leitos na Macro e na microrregião de saúde de Ibirité, que já está acima de 80%.

ESTRUTURA
Todos os 20 leitos de UTI do Hospital de Campanha de Ibirité possuem respiradores, monitores e todos os equipamentos e insumos médicos hospitalares necessários para o funcionamento da estrutura.
O Hospital de Campanha de Ibirité possui uma montagem moderna, seguindo os parâmetros que vem sendo utilizados em todo o país. Sua construção durou cerca de 20 dias e foi realizada por empresa do ramo.
Equipamentos, insumos, medicações e outros itens para o funcionamento do Hospital de Campanha foram adquiridos pela prefeitura de Ibirité e serão dimensionados para o Hospital Municipal, UPA, Maternidade e rede de acordo com a necessidade e capacidade operacional no final do contrato com a empresa de instalação do hospital, que é de 180 dias. Também será levado em conta a queda do número de casos graves da Covid-19 que requeiram suporte hospitalar com o passar das semanas e meses.
Os profissionais, médicos, enfermeiras, técnicos de enfermagem, assistentes sociais, auxiliares administrativos, vigias, auxiliares de limpeza e motoristas foram contratados pelo ICISMEP, que é o Consórcio do Médio Paraopeba, sendo portanto os responsáveis por manutenção de todos os quadros e, inclusive, de reposição de faltas em qualquer escala.
O investimento para montagem da estrutura do Hospital de Campanha de Ibirité foi de cerca de R$ 3,9 milhões.

REPERCUSSÃO
O Hospital de Campanha de Ibirité foi assunto nos principais canais de comunicação do Estado. Globo Minas, Portal G1, TV Alterosa, jornal O Tempo, O Tempo Betim, Super Notícias, Estado de Minas, Rádio Itatiaia, Rede Minas e Agenda Betim, foram alguns dos veículos que reforçaram a importância do investimento para a cidade.
Veja alguns destaques:
G1: https://glo.bo/2Nqtw17
Globo Minas (MGTV): https://bit.ly/2YsYvzG
TV Alterosa: https://bit.ly/3evmrYX
O Tempo: https://bit.ly/3827ewc
O Tempo Betim: https://bit.ly/3hXpX0c
Estado de Minas: https://bit.ly/3dsvmsL
Super Notícias: https://bit.ly/2VeVAsG
Rádio Itatiaia: https://bit.ly/315ZVlH
Agenda Betim: https://bit.ly/3dstLmS
Bhaz: https://bit.ly/318Hvkd
Rede Minas: https://bit.ly/2NwoPTf
por Comunicação