Voce está: Secretarias Saúde Programas e Ações SEMAPADH - Serviço Municipal de Atenção Ao Paciente Diabético e Hipertenso

SEMAPADH - Serviço Municipal de Atenção Ao Paciente Diabético e Hipertenso

O Serviço Municipal de Atenção ao Paciente Diabético e Hipertenso – SEMAPADH, tem o objetivo de assistir 100% dos pacientes com hipertensão arterial maiores de 18 anos e portadores de diabetes mellitus de qualquer idade da população residente no município de Ibirité, reduzindo a morbimortalidade da população. O SEMAPADH cadastra e acompanha todos os pacientes hipertensos e diabéticos do município e mobilizam os profissionais de saúde da rede básica para o desenvolvimento de ações que visem à reorganização do serviço público relativo à hipertensão arterial e diabete mellitus, prestados nesse nível de assistência.

A prevenção é trabalhada por meio de acompanhamento de todos os pacientes hipertensos e diabéticos, com grupos educativos que abordam temas como mudança de estilo de vida, orientações nutricionais e medicamentos utilizados. O SEMAPADH rastreia e atua na prevenção e tratamento das complicações crônicas da doença, além de trabalhar com essas ações para reduzir os gastos com medicamentos usados na rede de saúde para o tratamento de complicações.

• Grupos Bate-Coração

Os Grupos Bate-Coração são compostos por 20 a 25 participantes e terão a participação do médico e do enfermeiro da Equipe de Saúde da Família, além do auxiliar ou técnico de enfermagem e dos ACS da unidade. Os pacientes tem retorno garantido trimestralmente nos grupos, que coincide com a renovação da receita, além de ter garantidas as consultas trimestrais com o Médico da Família, que será agendada de acordo com o grau de complexidade do paciente e conforme a organização dos grupos.

• Comemoração do Dia do Hipertenso (26 de Abril) e do Dia do Diabético (14 de Novembro)

Os profissionais da Unidades Básicas de Saúde são sensibilizados quanto à importância da prevenção e acompanhamento dessas doenças crônicas. São utilizados materiais educativos como banner, folder, cartazes, entre outros, para comemorar e conscientizar a respeito dessas datas, além da realização de atividades diversas.

Contato:

• Telefone: (31) 3533-6004
  • Endereço: Rua Arthur Campos, 906 – Bairro Alvorada – CEP 32400-000 – Ibirité – MG