Voce está: Secretarias Saúde Programas e Ações CRN - Centro de Referência Nutricional

CRN - Centro de Referência Nutricional

O Centro de Referência Nutricional – CRN tem o objetivo de promover o tratamento e a atenção nutricional, psicológica e médica à criança desnutrida de até 2 anos de idade. Presta atendimento nutricional através de consultas e orientações às crianças atendidas, monitorando o seu estado nutricional e orientando os pais sobre as práticas alimentares saudáveis, através de palestras e oficinas, além de orientar as famílias incentivando-as na aquisição de alimentos de baixo custo e alto valor nutricional e no plantio de hortas domiciliares. Trabalha no desenvolvimento psico-motor da criança.

O CRN seleciona através de avaliação médica, dentro de critérios clínicos pré-estabelecidos, as crianças que serão atendidas em sistema de semi-internato, promovendo atendimento pediátrico curativo e preventivo durante o período em que elas permanecem no CRN duas vezes por semana. Presta, ainda, atendimento psicológico às crianças e aos pais, trabalhando a relação mãe-filho-família com as famílias das crianças que estão em regime de semi-internato, através de atendimento individualizado ou em grupo. O CRN também trabalha na sensibilização das mães a fim de promover o crescimento do vínculo afetivo com seus filhos.

O CRN documenta e monitora o desenvolvimento de cada criança através do gráfico adotado pelo Ministério da Saúde, do Governo Federal. Ele forma uma rede intersetorial com o Conselho Tutelar e os Programas de Saúde da Família – PSFs, para encaminhar casos que extrapolam o trabalho do CRN. O município conta hoje com o Programa de Cidadania dos Funcionários da Petrobrás, que fornece leite em pó durante 6 (seis) meses a todas as crianças que recebem alta do tratamento do CRN.

 

  • Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional – SISVAN

O Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional – SISVAN tem o objetivo de implementar a chamada nutricional em todo o município, obtendo diagnósticos nutricionais da população, que propicie ações ao controle de agravos à saúde. O trabalho é desenvolvido em parceria com as diversas divisões de saúde municipais.

O SISVAN acompanha e avalia periodicamente as crianças de 0 a 5 anos de vida, segundo protocolo do Ministério da Saúde, através do Programas da Saúde da Família – PSF e do Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF, acompanhando periodicamente as crianças desnutridas, dando orientações às famílias através dos nutricionistas do NASF e enfermeiros do PSF. Os desnutridos graves de até 2 anos de idade são tratados no Centro de Referência Nutricional – CRN em sistema de semi-internato ou de atendimento ambulatorial, dependendo do grau de desnutrição.

O SISVAN acompanha, orienta e promove educação nutricional continuada aos componentes de grupos de crianças, adolescentes, idosos, hipertensos, diabéticos e gestantes através do NASF e do PSF, promove atividades físicas aos hipertensos, diabéticos e obesos através dos fisioterapeutas dos NASFs, além de promover educação continuada e noções de qualidade de vida nas escolas do município para crianças e adolescentes.

 

  • Programa do Ferro

O Programa do Ferro tem o objetivo de reduzir a prevalência de anemia por deficiência de ferro em crianças de 6 a 18 meses, gestante e mulheres durante o período de pós-parto e pós-aborto. Trabalha na conscientização e no treinamento aos profissionais (médicos e enfermeiros) sobre a necessidade de incentivar a população a aderir ao programa de suplementação do ferro.

São distribuídas doses semanais de sulfato ferroso para as crianças de 6 a 18 meses que apresentam baixo índice de ferro no sangue, doses diárias para mulheres no pós-parto, pós-aborto e gestantes, além de doses diárias de ácido fólico diários para estas últimas. São desenvolvidas também atividades de orientação nutricional através do Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF, para as famílias acompanhadas pelo Programa do Ferro, com vistas a fomentar o consumo de alimentos ricos em ferro e hábitos alimentares saudáveis.

 

  • Bolsa Família

 

O programa de nutrição voltado ao Programa Bolsa Família tem o objetivo de promover condições de saúde e nutrição de gestantes, nutrisses, crianças e adolescentes beneficiários do programa, acompanhando e avaliando as crianças de 0 a 7 anos de idade e todos os outros beneficiários, segundo agenda de compromissos, através do Programa de Saúde da Família – PSF e do Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF. Acompanha periodicamente as crianças desnutridas e dá orientação às famílias, através dos nutricionistas do NASF e enfermeiros do PSF.

Além disso, acompanha, orienta e promove educação continuada aos beneficiários do Bolsa Família, trabalhando os temas da agenda de compromisso. Promove e insere os beneficiários nos grupos operativos de crianças, adolescentes, adultos, idosos, hipertensos, diabéticos e getantes, promovidos pelo NASF e pelo PSF. Trata ainda os desnutridos graves, até os 2 anos de idade, no Centro de Referência Nutricional – CRN.

 

Contato:

  • E-mail:
  • Telefone: (31) 3533-6094
  • Endereço: Rua do Ouro, 1205 – Novo Horizonte – CEP 32400-000 – Ibirité – MG.
For a professional business hosting we highly recommend hostgator review or cloud hosting