Voce está: Secretarias Saúde Programas e Ações HANSEN - Programa de Ações e Controle da Hanseniase

HANSEN - Programa de Ações e Controle da Hanseniase

O Objetivo do Programa de Ações e Controle da Hanseníase de Ibirité é a melhoria do acesso ao serviço de hanseníase e da informação à população geral, aliada à rapidez do diagnóstico, garantia de medicamentos e uma abordagem personalizada e humanizada do indivíduo, implementar a detecção de casos novos, implementar ações de prevenção e tratamento de incapacidades e deformidades físicas, registrar e monitorar os dados de notificação e acompanhamento do paciente com hanseníase e encerrar os casos no Sistema de Informação de Agravos de Notificação – SINAN do Governo Federal e promover ações de educação em saúde, comunicação e mobilização social, melhorando o nível de informação da população possibilitando maior acesso.

Programas e Ações:

• Sensibilização / capacitação da atenção básica para suspeição diagnóstica e fluxo encaminhamento (capacitação contemplando novos profissionais do semestre e/ou monitoramento de todos os profissionais na ocasião da contratação).
  • Implementação da vigilância dos contatos intra-domiciliares dos casos confirmados de hanseníase.
  • Investigação freqüente junto à GRS de casos novos residentes de Ibirité, diagnosticados em outros municípios.
  • Realização do teste de sensibilidade em ocasião das consultas de controle / orientação de todos os pacientes do programa de hanseníase quanto a importância do auto-cuidado.
  • Realização de avaliação e acompanhamento fisioterápico de todos os casos de hanseníase.
  • Reunião mensal com digitadora do SINAN.
  • Reunião trimestral com equipe.
  • Implantação de fluxo de análise do banco de dados.
  • Distribuição de faixas, próximo ao Dia Mundial de Luta Contra a Hanseníase.
  • Confecção de material educativo.
  • Fixação de cartazes, mural sobre hanseníase junto à rede pública de saúde.

Contato:

• Telefone: (31) 3533-6270 /
  • Endereço: Rua Emídio Ferreira de Oliveira, nº 5 A – Central Park – CEP 32400-000 – Ibirité – MG.