Departamentos

SINE

Sex, 11 de Março de 2016 15:54

É o setor responsável pelo atendimento aos cidadãos do município que desejam um emprego. Através do Programa Geração de Emprego, é analisado o perfil do candidato e encaminhando às empresas, que por sua vez comunica ao SINE quanto à existência de vagas e exigências necessárias para seu preenchimento.

É também atribuição deste setor, oferecer cursos de capacitação e qualificação profissional, juntamente com entidades conveniadas, para os cidadãos interessados.

O SINE é responsável também pela emissão de carteira de trabalho e emissão de seguro desemprego.

O SINE levou seus atendimentos ao Projeto Cidadania em Ação 2015, que ocorreu nos Bairros de Ibirité.

O Sine está localizado à Rua José Maria Taitson, 125 - Centro - Anexo ao Shopping Ibirité. 


Telefone (31) 3598-6332. 

Email:  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 

Funcionamento de segunda à sexta-feira de 8:00 às 17:00 hs.

 

IBIRITRANS / Departamento de Trânsito e Transporte

Seg, 11 de Novembro de 2013 08:51

O Departamento Municipal de Trânsito e Transporte de Ibirité – IBIRITRANS, criado pela Lei Complementar Municipal n.º 035, de 14 de novembro de 2001, é o órgão executivo das ações voltadas à implementação do Sistema Municipal de Trânsito e Transporte, subordinado hierárquica, administrativa e funcionalmente a Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e seus respectivos órgãos, de acordo com a Lei Complementar Municipal n.º19, de 14 de abril de 2013.


A IBIRITRANS tem como principais atribuições promover estudos e pesquisas e propor planos e medidas que visem organizar o sistema viário, de transportes públicos, bem como a Mobilidade Urbana do Município.


Trânsito

O setor de trânsito é responsável por implantar e realizar a manutenção do sistema de sinalização das áreas de estacionamento, terminais e abrigos de coletivo, cadastrar e controlar informações sobre o sistema viário, sinalizações, equipamentos urbanos de trânsito e transportes e denominações de logradouros públicos, organizar e disciplinar o trânsito, em articulação com os órgãos estaduais afins.


Transporte Público

O setor de transportes é responsável por fiscalizar e controlar os serviços públicos relativos ao transporte no município, como táxi, moto frete, transporte escolar e coletivo.

Gerencia as linhas municipais (1002, 1003, 1004, 1005, 1006, 1007, 1008, 1009, 1010), que através de estudos que apuram a demanda da população, estão sempre em melhoria, alterando itinerários e quadro de horários para melhor atendimento aos usuários.

Fornecimento de Alvará para mudança de categoria veicular junto ao Detran.

Contato

E-mail:  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Telefone: (31) 3079-6110

Endereço: Rua Arthur Campos, 906 – Bairro Alvorada / CEP: 32.400-000 / Ibirité – MG

 

 

Segurança Pública

  • FICA VIVO

O Programa Fica Vivo tem o objetivo de atender Jovens e adolescentes que moram em território de vulnerabilidade, inserindo-os em projetos sociais e culturais, em parceria com a Secretaria de Estado da Defesa Social. São Programas de apoio: Programa Mediação de Conflitos; Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte; Programa de Reintegração do Egresso; Programa de Controle de Homicídios – Fica Vivo; Programa Central de Apoio às Penas Alternativas; Superintendência de Prevenção à Criminalidade.

 

  • PROGRAMA NACIONAL DE SEGURANÇA PÚBLICA COM CIDADANIA – PRONASCI

 

O Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania – Pronasci destina-se à prevenção, controle e repressão de violência e criminalidade, atuando em suas raízes sócio-culturais, articulando ações de segurança pública com políticas sociais, por meio do fortalecimento dos laços comunitários e das parcerias com as famílias, sem abdicar das estratégias de ordenamento social e repressão qualificada. O Pronasci trata da concepção do fomento de uma agenda federativa compartilhada, com o envolvimento de todos os entes, acrescentando ao papel basilar dos Estados, o Governo Federal, com indução de políticas e financiamento e os municípios, com papel ativo nas ações de prevenção. O município de Ibirité assinou Convênio com o Governo Federal.

O Pronasci possui 94 ações que envolvem a União, estados, municípios e a própria comunidade. O município de Ibirité já foi contemplado com os programas: Instalação do Gabinete de Gestão Integrado Municipal e Vídeomonitoramento – GGI-M; Plano Municipal de Segurança; Programa de Esporte e Lazer na Cidade – PELC; Equipe da Saúde da Família. Está ainda em análise para implantação os programas: Mulheres da Paz, Protejo e Espaço Urbano Seguro.

 

- Gabinete de Gestão Integrada e Vídeomonitoramento – GGI-M

O programa é um instrumento para apoiar o município na gestão do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania – PRONASCI. O GGI-M acolhe um novo modelo de gestão integrada da segurança, que altera, de maneira paradigmática, a forma de o Estado enfrentar a violência e a criminalidade. Segundo esse modelo, o Estado deixa de intervir apenas de forma a combater o crime – atuando, na maioria das vezes, após o cometimento do delito – e passa também a agir preventivamente por meio de ações sociais, evitando que esse delito venha a ocorrer.

Ao longo do exercício, foi criado o GGI-M, conforme Decreto nº 2408 de 09 de Março de 2.009, “Cria o Gabinete de Gestão Integrada Municipal – GGI-M, Vinculado ao Gabinete do Prefeito” e o Decreto nº 2411, de 17 de Março de 2009, “Designa Servidores Municipais e Representantes Indicados pelas Instituições Municipais, Estaduais e Federais para comporem o Gabinete de Gestão Integrada Municipal – GGI-M”, Vinculado ao Gabinete do Prefeito. Foram empossados os membros, na primeira reunião do GGI-M.

 

Turismo

O Departamento de Turismo é o setor responsável pelo turismo local, incentivando a prática do turismo, promovendo, assim, geração de emprego e renda. Trabalha para a conservação das grandes riquezas culturais no nosso município, como: casas antigas, fazendas, igrejas, grutas, minas, cachoeiras, entre outros.

O Município de Ibirité é membro do Circuito Veredas do Paraopeba (O Circuito Veredas do Paraopeba é uma região mineira cercada de montanhas, com muitos vales e rios e água abundante. É um paraíso para quem gosta do campo, de praticar esportes ligados à natureza ou simplesmente de contemplá-la. São onze os municípios que a constituem: Bonfim, Belo Vale, Brumadinho, Crucilândia, Ibirité, Mário Campos, Moeda, Piedade dos Gerais, Rio Manso, Igarapé e Sarzedo.).

O Departamento estuda a criação do Conselho e Fundo Municipal do Turismo. Atualmente tem participado de reuniões em Belo Horizonte, Betim e Brumadinho, a fim de preparar a cidade para grandes eventos que serão realizados na região metropolitana de Belo Horizonte, devido aos jogos da Copa do Mundo 2014 e Olimpíadas em 2016.

Agropecuária

O Departamento de Agropecuária é o setor responsável pelo os Produtores Rurais, que tem como objetivo incentivar a produção de olericultura (área da horticultura que abrange a exploração de hortaliças) e a pecuária local. Foi assinado um convênio com o Sindicato do Produtor Rural, que firmou parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais – EMATER. Cabe esclarecer que este convênio é de suma importância, pois se trata de uma empresa de excelência, motivo pelo qual acredita-se trazer, através de seus técnicos, grande experiência. Juntos, irão apoiar os Produtores Rurais do Município de Ibirité.

Em parceria com o Sindicado do Produtor Rural de Ibirité, foi iniciado um recadastramento de todos os produtores rurais, com o objetivo de mensurar o real tamanho do setor e assim propiciar a elaboração de políticas de crescimento e desenvolvimento, que está em fase de tabulação dos dados.
 

Desenvolvimento Econômico

O Departamento de Desenvolvimento Econômico é o setor responsável pelo atendimento aos cidadãos do município que desejam um emprego. Através do Programa Geração de Emprego, é analisado o perfil do candidato e encaminhado às empresas, que por sua vez comunica a secretaria quanto à existência de vagas e exigências necessárias para seu preenchimento. É também atribuição deste departamento oferecer cursos de capacitação profissional, juntamente com entidade conveniadas para os cidadãos interessados.

O departamento é o responsável pela interface com programas da Prefeitura de Belo Horizonte, participando das Reuniões Rede 10 e contribuindo para a elaboração do Plano Diretor Metropolitano Cidadão, elaborada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional e Política Urbana – SEDRU e Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte – Agência RMBH. O departamento trouxe a Ibirité uma unidade do Sistema Nacional de Empregos – SINE, que funcionará ao lado do prédio da Prefeitura.

Indústria

O Departamento Industrial é o setor responsável por controlar o Distrito Industrial e fomentar as indústrias, tanto as do Distrito Industrial de Ibirité, como as demais do município. Iniciamos com elaboração de um diagnóstico e a solicitação de documentação das Empresas já instaladas no Distrito Industrial. Através de Procedimento Administrativo, efetuamos levantamento das empresas que desejam se instalar no Distrito Industrial de Ibirité. Ao longo do exercício, efetuamos várias visitas às empresas instaladas no Distrito Industrial, juntamente a Presidência da Associação das Empresas do Distrito Industrial de Ibirité – AEDIIB.

O Departamento Industrial oferece apoio à AEDIIB, além de ser responsável pela instalação da unidade do SENAI IBIRITÉ, que terá sede na Associação Milton Campos para o Desenvolvimento e Assistência a Vocações de Bem-Dotados – ADAV, que fica na Rua Padre João de Deus, 355 - Bairro Jardim das Rosas.

 

Comércio

O Departamento de Comércio é o setor responsável por promover parcerias juntamente com os comerciantes, através das entidades parceiras: Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL e Associação Comercial Industrial e Agropecuária de Ibirité – ACIAI. O departamento firma os convênios com o CDL, referentes à liberação de imóvel municipal.

 
For a professional business hosting we highly recommend hostgator review or cloud hosting