Voce está: Secretarias Governo e Comun. Social Departamento de Comunicação Social

Departamento de Comunicação Social

O Departamento de Comunicação Social é responsável por promover, coordenar e controlar a comunicação oficial da prefeitura. Dentro do departamento funcionam as divisões de Assessoria de Imprensa, Jornalismo, Relações Públicas, Cerimonial e Produção Gráfica.

• Assessoria de Imprensa

A Assessoria de Imprensa faz a gestão do relacionamento da prefeitura com seus diversos públicos (cidadão, imprensa, comunidade, industrias e comércios, mundo oficial, entidades, órgãos públicos, fornecedores, entre outros). É responsável por formar relações sólidas e confiáveis com os diversos meios de comunicação e mídia, com o objetivo de se tornar fonte de informação respeitada e requisitada, além de dar suporte para o relacionamento da prefeitura com a imprensa.

A Assessoria de Imprensa faz a divulgação das informações de interesse público, envia releases para os principais veículos de comunicação e atende à imprensa.

• Jornalismo

A divisão de Jornalismo é responsável pela edição dos jornais institucionais “Ibirité Muito Mais” e “Roda Notícias”, sendo o primeiro informativo com função de divulgar as informações da administração municipal referentes a todas as secretarias municipais, que circula mensalmente em versão impressa, sendo entregue nas residências do município e nos principais estabelecimentos comerciais e institucionais. Já o “Roda Notícias” circula nos ônibus da região e tem tiragem mensal.

Outra função é planejar, organizar, executar e sistematizar os trabalhos de cobertura jornalística da administração pública municipal, inclusive realizando o registro fotográfico. Acompanha também assuntos de interesse do Município de Ibirité, concernente a programas e projetos que visem o seu desenvolvimento cultural, junto aos órgãos públicos e entidades privadas.

• Relações Públicas

A divisão de Relações Públicas é uma área relativamente nova na prefeitura e é responsável por trabalhar o equilíbrio entre a identidade e a imagem da instituição, fazendo a gestão dos canais de comunicação oficiais de maneira estratégica, sejam eles externos ou internos, trabalhando a relação com a opinião pública e de interesse público. A área faz a gestão do site institucional e do “Canal Desktop”, informativo interno que divulga informações diversas aos servidores através do papel de parede dos computadores.

• Cerimonial

A divisão de Cerimonial é responsável por coordenar, organizar, orientar e executar as atividades do cerimonial público, dar conhecimento às unidades administrativas de todos os eventos promovidos pela administração municipal e sistematizar adequadamente a organização de todos os eventos promovidos e dos quais a Administração Municipal participa.

• Produção Gráfica

A divisão de Produção Gráfica é responsável pela criação de peças diversas de comunicação (cartazes, banners, convites, jornais, logomarcas para eventos, entre outros) a fim de sustentar e garantir a unidade da imagem institucional e cuidando da correta aplicação da marca da Prefeitura de Ibirité.