Jogos Escolares

Os Jogos Escolares é um programa esportivo / social que faz parte do Projeto Minas Esporte do Governo do Estado de Minas Gerais. É uma competição esportiva / educacional que conta com a participação dos alunos dos ensinos fundamental e médio. Os jogos acontecem em 04 (quatro) etapas e 02 (dois) módulos. O módulo I é disputado entre alunos de 12 a 14 anos e o módulo II com alunos entre 15 e 17 anos. São disputadas as modalidades: basquete, handebol, vôlei, futsal, atletismo, natação, judô, tênis de mesa, xadrez e peteca nas categorias masculino e feminino.

A 1º etapa é a municipal, organizada pela Secretaria Municipal de Esporte, Cultura e Lazer. Os primeiros colocados de cada modalidade nos dois módulos seguem para a etapa microrregional. Os ganhadores seguem para a 3 ª etapa, a etapa regional. A última etapa é a estadual.

O objetivo do Programa é instrumentalizar as escolas, por meio da ferramenta pedagógica que dispõe, para valorização da prática esportiva escolar e a construção da cidadania dos jovens atletas, de forma educativa e democrática. O esporte contribui para aumentar o vínculo aluno-escola, diminuindo a evasão, possibilitando a identificação de novos talentos esportivos e contribuindo para a diminuição da marginalização infantil.