Projeto Show de Bola

O projeto Bom de Escola, Bom de Bola foi implantado em 1998 através de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e a Secretaria Municipal de Esporte, Cultura e Lazer. No ano de sua criação e implantação, foram detectados altos índices de repetência e desistência de crianças e adolescentes nas escolas do município. O objetivo do projeto é oferecer treinamento desportivo nas modalidades de futebol e futsal, além de acompanhamento pedagógico aos alunos e valorizar a prática esportiva como ferramenta contra a marginalização de crianças e adolescentes. O público alvo são as crianças e adolescentes de 07 a 14 anos.

Os alunos inscritos são orientados pelos monitores do projeto, com instruções sobre os fundamentos do futebol e do futsal. São dezenove (19) núcleos no município, monitorados por servidores e voluntários. As aulas / treinos são ministradas em dois turnos (manhã e tarde), às terças, quartas, quintas e sextas-feiras, distribuindo os alunos de acordo com os horários em que os mesmos estudam, ou seja, os alunos estudantes do turno da manhã treinam no turno da tarde e vice-versa. Aos sábados são realizadas partidas de futebol / futsal entre os alunos, como forma de avaliação e aprimoramento. Periodicamente é também realizado o Torneio Bom de Escola, Bom de Bola entre os núcleos participantes.